Próximo Livro - Clara dos Anjos (Lima Barreto, 1948)

Bom dia, colegas de leitura!!

Gostaram dos livros que postei antes? Infelizmente não avisei com antecedência para que pudéssemos ler juntos. Dessa vez, todavia, estou fazendo!


Próxima obra que lerei não está na lista e já muda completamente o estilo de livro! Se chama Clara dos Anjos, de Lima Barreto e está no Domínio Público de graça! No meu caso, estarei lendo a versão que comprei na Bienal do Livro, por R$2,50. 

O autor (Afonso Henrique de Lima Barreto) nasceu em 1881, depois da morte do nosso amigo José de Alencar. A obra de Clara dos Anjos ficou completa em maio de 1922, mas o autor logo faleceu em novembro desse ano com um ataque cardíaco, levando a obra a ser publica pós-mortem em 1948. Enfim, outra obra de fim de carreira, como o Encarnação. Aliás, para quem já leu minha pequena resenha sobre o último livro de José de Alencar, uma curiosidade. Sabe qual é o nome da mãe de Lima Barreto? Amália! Que coincidência, não?

E, sobre o livro em si, Clara dos Anjos conta a história de uma mulher pobre e negra, de família simples e trata de forma bem clara sobre preconceito racial e a diferença de classes sociais. Por ser um livro bem mais recente, sua escrita é mais moderna e despojada. Comecei já e está parecendo bem legal!

Se você for ler o livro, comente suas impressões e, em breve, trarei o resumo para o conhecimento de todos.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário