Eu e Madame Bovary

Retornei após uma longa, muito longa leitura. 

Isso não ocorreu porque o livro fosse comprido, muito menos difícil, mas porque me envolvi tanto em outras coisas como a história do mangá After Us, a Savage God que me desfocou completamente da leitura proposta na lista. Peço desculpa.

Como falei no título, acabei de terminar Madame Bovary do Gustave Flaubert. Ele é francês e publicou essa célebre obra em 1857, sendo autor de outras conhecidas como a Educação Sentimental. Por curiosidade, a família dele não apoiava muito sua carreira de escritor e a sociedade da época estranhou muito a publicação desse livro. Não é estranho, porque surge, dentro da narrativa, situações que até hoje são polêmicas, como a questão de gênero e, é claro, a traição

Afinal, Emma, casada com Charles Bovary, é uma mulher sonhadora, que lê muito e não muito recatada, apenas tímida. Então, aos poucos, o que ela acharia que seria incrível - o casamento - foi se tornando uma desgraça em sua vida, não porque o marido fosse cruel ou ruim, mas pela rotina. Assim, ela se apaixona e se aproxima de Rodolphe e de León, homens encantados pela sua beleza, porém de personalidades muito diferentes. O primeiro é libertino, que possui um interesse mais sexual do que propriamente amoroso, enquanto León se aproxima dela pela leitura e a fantasia. Nisso, Madame Bovary, que já é mãe de Bertha, se desenrola por dentro do adultério vendo suas vantagens e desvantagens. Concomitante a isso, o marido está crescendo profissionalmente, até que passa numa crise financeira que vai exigir do casal força emocional, a qual ela não possuirá pela confusão de sentimentos.

Confesso que a história é boa, mas não chega a me emocionar. Acredito que seu desenrolar é bem previsível e a tradução da Saraiva de Bolso é um tanto questionável mesmo achando que é o escritor mesmo que não é bom. A formulação da narrativa, para mim, tem alguns problemas como se alongar em situações medianas e nas partes mais difíceis se conter com duas frases. Passa tudo muito rápido e sem profundidade, pelo que eu achei. Além disso, os personagens não são muito cativantes. Por mim, é uma leitura mediana, mas importante de se ter.

Prometo que não demorarei tanto para a próxima obra! 
E vocês lera? O que acharam?
Abraços e boas leituras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário