Ao Farol - Virginia Woolf

Olá, gente! 

Com orgulho venho dizer que terminei o livro Ao Farol da Virginia Woolf. No post anterior falei um pouco da autora, sobre o contexto do livro, do ano e esses detalhes técnicos (para ver, clique aqui). Mas, hoje, gostaria de contar como foi me experiência lendo o livro e um pouco mais a fundo sobre a história.

Eu confesso de que não imaginei que ia gostar tanto, mas o livro é muito bom, que significa dizer que, por mais que você deteste a história, é obrigado a dizer que a Virginia Woolf é uma grande escritora. Seu texto flui de forma significativa e o final foi grandioso, para mim.

A história é simples, dividia em três momentos. O primeiro momento se refere a família Ramsay, com seus oito filhos e amigos numa casa perto do farol. James, o filho mais novo, quer muito ir ao farol, mas sua mãe (sra. Ramsay, figura principal do livro e narradora da primeira parte), vai negando esse convite enquanto amigos da família e situações cotidianas vão acontecendo. Já no segundo momento vem a guerra, dez anos mais tarde e três pessoas da família Ramsay falecem e, é claro, não vou dizer quem senão perde a graça e  há uma reestruturação no pensamento dos personagens que sobreviveram. E, no terceiro momento, um grupo desses que estão vivos vão ao Farol, completar o desejo e relembrar os dias que se passaram naquela casa. A obra tem 219 páginas e ela te envolve no meio dos sentimentos e pensamentos de cada personagem e a autora, de forma genial, direciona sua visão aonde ela quer, explorando sentir o que a pessoa está no momento.

Além disso, um detalhe: a capa e a tradução da L&PM ficou fantástica. Absorveu perfeitamente o espírito da história e foi bem fiel a autora. Podia ver perfeitamente a sra. Ramsay na capa, apesar de ver comentários em sites de que seria a Lily Briscoe na capa o que, para mim, não faz sentido porque a Lily é oriental e a sra. Ramsay tem esse tom de cabelo, igual a filha, meio castanho/ruivo. O livro que li era igual esse abaixo:



É uma senhora obra de literatura, completa e surpreendente. Fiquei com vontade de ler mais da Virginia Woolf e fiqui espantada, de forma positiva, com o que li. Recomendo muito! Pena que não tem outro livro dela na lista, mas, quem sabe, ao final da lista, né? Sempre ficamos com vontade de ler mais e mais livros!

Confesso, também, que já decidi qual será meu próximo livro, mas... Só contarei no próximo post.
E você? Já leu Virginia Woolf? E Ao Farol?
Boas leituras e abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário